terça-feira, 13 de março de 2018


Material didático utilizado no CEEJA Paulo Decourt desenvolvido para o Programa EJA - Mundo do Trabalho



Apresentamos aqui o material didático desenvolvido para o Programa EJA - Mundo do Trabalho e direcionado especialmente aos estudantes e professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). 

Aqui você encontrará os Cadernos do Estudante, Cadernos do Professor e os vídeos que os complementam, os quais visam promover, ao mesmo tempo, um estudo autônomo e que promova a reflexão sobre aquilo que está estudando 

Ensino fundamental II

Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - Arte

O Caderno de Arte propõe no volume 1 o estudo do mundo da Arte, e suas relações com a vida. O volume 2 aprofunda estas relações entre arte e vida cotidiana, por meio da diversidade da cultura brasileira. O volume 3 propõe um estudo sobre materiais, suportes e ferramentas que artistas utilizam para suas produções artísticas. O volume 4 propõe uma reflexão sobre o fazer artístico através de diferentes linguagens artísticas: a música, o cinema, o desenho e a escultura. 









Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - Ciências

A disciplina Ciências tem como objetivo sustentar a aprendizagem do pensamento "científico", assim denominado porque é resultado de observações, experimentos e análises sobre o mundo natural. Por meio de diferentes assuntos, que abarcam reflexões sobre o meio ambiente e a sociedade, são apresentados e discutidos diversos temas que possibilitam a construção de novos conhecimentos. 









Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - Geografia

A disciplina Geografia tem como objetivo contribuir com a compreensão das relações entre natureza e sociedade. Apresenta temas como a configuração das paisagens urbanas e rurais; a formação do território brasileiro, seus biomas, regiões, população, etc.; fatos históricos que alteraram a configuração do espaço geográfico, como as Guerras Mundiais e a Globalização; assim como expõe as características físicas e políticas da América, Europa, Ásia, África e Oceania. 









Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - História

Nos três primeiros volumes serão abordados a história geral, principalmente da civilização ocidental, desde o final da Idade Média (no século XIV) até os grandes acontecimentos do século XX. O quarto volume trata da História do Brasil desde sua colonização até os dias de hoje. Serão abordadas as grandes revoluções, guerras e transformações econômicas, sociais e políticas que constituíram o Brasil e o mundo que vivemos. O estudante encontrará um material completo e aprofundado, sob a perspectiva da histórica socioeconômica e com foco nas transformações do mundo do trabalho, com exercícios reflexivos a cada tema tratado. 









Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - Inglês

Os quatro Cadernos de Inglês têm como objetivo subsidiar a ampliação dos conhecimentos nesta língua, contextualizado por temas relacionados ao mundo do trabalho. Apresentam ainda as origens da Língua Inglesa, sua influência no mundo e como, atualmente, há palavras e expressões em inglês que são utilizadas por todos nós, no cotidiano, em várias situações. 








Caderno do Estudante - Ensino Fundaamental - Língua Português

O Caderno de Língua Portuguesa visa aperfeiçoar os conhecimentos sobre as práticas de linguagem (fala e escuta; leitura e escrita; análise da língua e da linguagem). Os quatro volumes enfocam diversos gêneros textuais como: artigo de opinião, texto teatral, cordel, artigos de divulgação científica, entre outros. O universo da ficção literária também é contemplado, bem como alguns procedimentos de estudo, como o resumo. 









Caderno do Estudante - Ensino Fundamental - Matemática

O Caderno de Matemática busca relembrar, organizar e aprofundar o que o estudante já sabe, tratando dos significados dos números e dos cálculos presentes em nosso dia a dia. Trata, em seus quatro volumes, de conceitos importantes como elaboração e leitura de gráficos, nomenclatura de frações e números decimais, noções de razão, porcentagem, potenciação e radiciação, cálculo com variáveis e equações, resolução de sistemas e estudo de formas geométricas. 









Para acessar os videos utilize os links abaixo:  






Material didático utilizado no CEEJA Paulo Decourt desenvolvido para o Programa EJA - Mundo do Trabalho



Apresentamos aqui o material didático desenvolvido para o Programa EJA - Mundo do Trabalho e direcionado especialmente aos estudantes e professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). 

Aqui você encontrará os Cadernos do Estudante, Cadernos do Professor e os vídeos que os complementam, os quais visam promover, ao mesmo tempo, um estudo autônomo e que promova a reflexão sobre aquilo que está estudando 





Ensino Médio



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Arte

Nos três Volumes dessa disciplina, são abordadas diferentes linguagens da arte: teatro, música, artes visuais e dança. Cada uma delas é amplamente explorada, possibilitando o estudo dos principais movimentos artísticos - e dos artistas e obras que os representam - ou mesmo aprofundando os conhecimentos dos estudantes sobre esses temas. Os textos também tratam de manifestações da cultura popular, tais como street dance e capoeira, na dança, e samba e baião, na música, entre outros.




Caderno do Estudante - Ensino Médio - Biologia

Nos três Volumes dessa disciplina, o estudo abrange diversos temas, como seres vivos, meio ambiente e saúde, o avanço da ciência nessa área, entre outros. Esses assuntos são apresentados de forma atrativa, com dicas de filmes e canções, propostas de análise, compreensão e interpretação de textos, gráficos e tabelas e atividades que propiciam ampliação e consolidação de conhecimentos.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Filosofia

Os três Volumes dessa disciplina oferecem a oportunidade de compreender como a Filosofia contribui para a formação de cada um, trazendo elementos para ampliar horizontes em vários assuntos presentes no cotidiano de nossa sociedade, como a origem e a consolidação da democracia, a política e o preconceito. São oferecidos elementos para análise e reflexão aprofundadas sobre essas e outras temáticas, como ética e razão, desigualdade social e bioética.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Física

Nos três Volumes dessa disciplina, o estudo é apresentado de forma a desconstruir a ideia de que a Física é de difícil compreensão. Para tanto, são bastante explorados exemplos cotidianos e temáticas relevantes para a construção de um aprendizado significativo, que sempre convidam à reflexão sobre os conhecimentos da Física, por meio da leitura de mundo e da resolução de problemas.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Geografia

Os conhecimentos da Geografia ajudam a melhor compreender o nosso mundo: a relação entre sociedade e natureza e os processos associados à construção da sociedade em que vivemos. O espaço geográfico é uma das bases fundamentais da vida humana. Desvendá-lo, portanto, ajuda a entender como ele se constitui e se transforma, colocando-o, assim, como objeto de estudo central nos três Volumes dessa disciplina.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - História

O estudo da história auxilia na compreensão do presente. Partindo desse princípio, o Volume 1 dessa disciplina inicia-se pelo estudo das grandes civilizações e impérios do Ocidente (Grécia e Roma) e chega até o Renascimento. Conhecer a Idade Moderna é o foco do Volume 2, compreendendo que esse foi um período marcado por grandes transformações sociais, econômicas e políticas que embasaram o período denominado contemporâneo, explorado no Volume 3.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Língua Portuguesa

Os três Volumes dessa disciplina têm como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre as práticas de linguagem, abordadas a partir de vários gêneros textuais, como contos oral e escrito, verbete, carta de leitor, artigo de opinião, crônica e notícia, entre outros. Nessa direção, são amplamente trabalhados não somente os procedimentos de estudo, que possibilitam a construção de maior autonomia na leitura, como também os processos envolvidos no planejamento, produção e revisão textual.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Matemática

A proposta dos três Volumes dessa disciplina é retomar e aprofundar conceitos já estudados, avançando na construção de novos conhecimentos. Para tanto, estabelece um diálogo com a realidade, de forma a facilitar a compreensão dos temas abordados, como funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas, o que vem a ser um plano cartesiano e a geometria tridimensional, além das análises combinatórias e de probabilidades.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Química

Os três Volumes dessa disciplina se propõem a explorar o mundo sob um novo ponto de vista, compreendido em função das substâncias que formam os diferentes materiais, suas transformações e aplicações, além da obtenção de novos materiais ou substâncias. Desse modo, pretende dar novos sentidos a fatos diários, como as questões relativas ao tratamento da água, o que é o efeito estufa, a camada de ozônio e a inversão térmica, entre tantos outros temas.



Caderno do Estudante - Ensino Médio - Sociologia

O estudo da Sociologia cumpre um importante papel para a construção de uma visão crítica a respeito da sociedade. Nesse sentido, os conteúdos abordados nos três Volumes buscam fornecer elementos que possam contribuir para uma formação crítica e cidadã. O mundo do trabalho é tema privilegiado nesse estudo, pois dialoga diretamente com a realidade dos estudantes da EJA.



Para acessar os vídeos utilize os links abaixo:


 Arte



Biologia



Filosofia



Física



Geografia



Historia



Inglês



Língua portuguesa



Matemática



Química



Sociologia