terça-feira, 18 de outubro de 2016


Registros da VII Semana de Educação Ambiental

Sensibilização 
Abertura do Portal da Luz
  


Cálculo da Pegada Ecológica


Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. 


Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano. 

Esta oficina foi ministrada pela profª Nadia

Para realizar seu cálculo acesse : 

ou


Cálculo da Pegada Ecológica


Registros da Pegada Ecológica

 
Aluna durante a atividade

Docente durante a atividade


Visita ao Jardim Botânico Plantarum

Lema - "NOSSO LEMA É "CONHECER PARA PRESERVAR"

Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 35 anos, a maior parte dos ecossistemas do Brasil, em expedições científicas patrocinadas por sua Empresa, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda e parceiros, destinadas ao levantamento, catalogação e coleta de plantas nativas, principalmente com potencial econômico e ameaçadas de extinção.

Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil nos últimos 30 anos e sentiu-se motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de suas pesquisas.

Em 12 de agosto de 1998, o Instituto Plantarum adquiriu para sua futura sede e para abrigar sua coleção viva de plantas, uma área de cerca de 9 hectares na cidade de Nova Odessa - SP, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). 


O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação.


Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, fundou o ‘Jardim Botânico Plantarum’ (JBP), inicialmente como uma organização não governamental, de caráter privado e sem fins econômicos. 


Em setembro de 2011 foi reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente como ‘Jardim Botânico’ através da Resolução 339 do CONAMA. 

Em 06 de julho de 2015 o Jardim Botânico Plantarum foi qualificado pelo Ministério da Justiça como ‘Organização da Sociedade Civil de Interesse Público’ (OSCIP), com os objetivos principais de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.

Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por quase 4000 espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil.
Reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, nossa atuação colabora com os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.


Para saber mais acesse:  http://www.plantarum.org.br/



Visita ao Jardim Botânico Plantarum


Visita ao Jardim Botânico Plantarum

Visita ao Jardim Botânico Plantarum


Visita ao Jardim Botânico Plantarum

Visita ao Jardim Botânico Plantarum



Oficina do Terrário



Os terrários são lindos objetos de decoração e muito utilizados por aqueles que querem um pequeno (muito pequeno!) cantinho verde mas não tem espaço, e cultivam um terrário como um micro jardim , pode ser fechado ou aberto.
Esta oficina foi ministrada pela PC Rachel, profs. Hildamara, Silvia e Leandro


Oficina do Terrário

 Oficina do Terrário

 
Oficina do Terrário






Oficina terrário



OFicina de Horta Pet

Essa oficina foi ministrada pelo Prof. de Arte Syrio Rossini. O professor iniciou a oficina contado para os alunos uma Fábula do Cuidado.

Os alunos tiveram a oportunidade de plantar (e levar pra casa!) muda de alface roxa crespa e também fizeram muda de Ora Pro Nobis.










Concurso de Redação


 Premiação
1º lugar aluna Alessandra Bonilha Rodrigues Silva 
 Ensino Médio




2º lugar 
Gustavo Machado Lemes
 Ensino Médio




 1º lugar

Tema: Natureza e sentido da vida

Título: Natureza e espiritualidade


O maior exemplo de evolução espiritual vem da natureza. A forma de nascer, crescer, evoluir e morrer, nos remete à paz e à serenidade em todas as suas fases da vida.
Das flores podemos entender sua beleza e sua força, embora pareça frágil, enfrentam as adversidades em todas as fases da sua vida sem perder sua beleza.
Os pássaros nos remetem à liberdade, à alegria de cantar mesmo em dias chuvosos, de frio.
A inteligência e paciência podemos claramente encontrar nas abelhas, por seu dom em coletar o pólen, montar sua colmeia e fabricar o mel. Assim também podemos nos espelhar em sua organização.
A sabedoria de arquitetar e construir um lar, no qual cada um tem suas funções, suas obrigações, encontramos nas formigas.
A nossa falta de fé e sabedoria faz com que tornamos tudo mais complicado.
Enfim, se observarmos a natureza com atenção, podemos concluir que não temos sabedoria de vida. Se juntarmos cada exemplo que a natureza nos oferece, saberemos enfrentar os problemas e as dificuldades da vida com a mesma facilidade.


                                                    Alessandra Bonilha Rodrigues Silva 
 Ensino Médio



Concurso de Redação: 2º lugar

Título: Entendimento da vida


Ainda estamos longe de compreender o verdadeiro sentido da vida. Mas podemos ter uma direção através da religião e da ciência, cada uma mostrando bons motivos para entendermos o motivo da vida.
A religião nos leva a acreditar em um ser divino que deu origem a tudo. Ele faz termos crença em algo para entender o sentido da vida de uma forma espiritual e trabalharmos isso ao longo de nossas vidas.
Devemos considerar a natureza como parte fundamental para tal entendimento, pois somos, de alguma forma, parte de tudo isso. Quando nos faltar respostas através das religiões ou mesmo através da ciência, conseguiremos ter essa relação junto à natureza e ter a paz de espírito desejada.
De forma brilhante, a natureza nos dá respostas que, por muitas vezes, não temos com os métodos tradicionais. Por muitas vezes, esse simples relacionamento e respostas que queremos para a paz de espírito vem da natureza.
Portanto, observamos que compreender a sentido da vida não vem apenas de respostas, mas sim de entendermos o meio em que vivemos. Devemos nos relacionar observando a natureza, pois o nosso espírito necessita dessa relação para obtermos tais entendimentos e a paz desejada.


                                                                      Gustavo Machado Lemes
 Ensino Médio



Concurso de Redação: 3º lugar

Título: Solução para um mundo melhor


A natureza depende das ações dos seres humanos. Ela acaba sendo um espelho do que as pessoas fazem no mundo, assim como a vida espiritual, que reflete as ações das pessoas e consequentemente os acontecimentos em suas vidas.
Cada ser humano deve saber as consequências dos seus atos, porque tudo tem um retorno de acordo com suas ações, o que cada pessoa faz ela recebe um salário para isso, portanto tudo que o ser humano fizer, ele terá uma recompensa boa ou ruim de acordo com sua produtividade.
Para um bom relacionamento mundial entre as pessoas, cada pessoa precisa saber seus direitos e deveres, saber onde seu direito começa e termina. Isso é tratado nas religiões, nas famílias, nas escolas, em todos os lugares e cabe à cada pessoa compreender e respeitar a todos.
No caso de algum indivíduo não respeitar os direitos que a natureza merece, ele deve ser punido para que outras pessoas não paguem pela falta de responsabilidade de pessoas que não estão dispostas a respeitar o direito de todos. Essas punições cabem ao governo através de leis, para um mundo digno.


                                                                              Everton Mota Alves 
 Ensino Médio

Oficina  flor de luz (Shorinka)
A oficina foi ministrada pela Sra. Niara Ikehara. Além disso, a Sra. Niara embelezou e harmonizou a escola com lindíssimos Ikebanas compostos por ela.


"É essencial o desenvolvimento da nossa sensibilidade com relação ao Belo, para que o nível espiritual das pessoas possa se elevar em busca de mundo com maior harmonia entre os seres"












Apresentação da SETA


A SETA - Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência, é uma associação com fins não econômicos, de natureza assistencial, educacional e cultural que atua há mais de 42 anos na região leste de Campinas, Oferecendo serviços, atividades socioeducativas e treinamentos para a comunidade.

Na VII SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CEEJA PAULO DECOURT, contamos mais uma vez com a apresentação musical dos alunos da SETA.       









Apresentação teatral 
Peça O Bispo do Rosário
Ator Boni 








Painéis

Mãe Terra




Concurso de Redações



Mandalas



Hipótese de Gaia



Consumismo






Planeta Terra




Instalação

Cachoeira




Instalação
Mandala




 Stress

A importância da homeostase

Mundo do Trabalho






Dança Circular com a focalizadora Mairany Gabriel
Tema "O Sagrado e o Movimento".







Oficina "O cosmo" através do telescópio 

Ministrada pelo professor de Física Tarciso Mesquita







Oficina de musicalização

Hermes Petrini






Fotos por Rachel Nascimento



Em breve registro das demais oficinas