quarta-feira, 31 de maio de 2017

Semana de Educação ambiental 2017

Jardins internos da unidade escolar

31/05/2017
















Exposição de Painéis informativos


O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli

A obra que se apresenta representa muito mais do que uma reunião, organização, sistematização e digitalização do amplo e rico acervo de Domenico Vandelli, naturalista italiano estabelecido em terras lusitanas na época de Pombal que se dedicou ao estudo da flora e da fauna no Brasil e em Portugal.

Coordenadas por Vandelli, as viagens filosóficas ao mundo natural das colônias produziram farto material: relatos, memórias científicas, biografias, mapas, ilustrações, herbários e correspondências, reunidos e trabalhados pela equipe do projeto a partir de diferentes núcleos no Brasil e no exterior.

A análise desse material gerou textos elaborados por especialistas em diversas disciplinas e um vasto arquivo de memórias científicas, parte do qual se disponibiliza ao público nesta pequena mostra.

Este acervo foi editado por ocasião dos 40 anos da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, Ministérios da Ciência e Tecnologia, Governo Federal e, reúne elementos históricos e culturais da documentação de Domenico Vandelli e seus discípulos.











Disciplina de Ciências e Biologia
Profª Nádia e Profª Meg




Painel de Biomas Brasileiros





   
Disciplina de Ciências e Biologia
Profª Nádia e Profª Meg



Painel de Biomas Mundiais



 Disciplina de Inglês
Profª Hildamara e Profª Rosana



Exposição de produção dos alunos
Trabalho de pesquisa
Biomas Brasileiros















 
Disciplina de Ciências e Biologia
Profª Nádia e Profª Meg



Horta medicinal


Disciplina de Ciências e Biologia
Profª Nádia e Profª Meg



Sustentabilidade - Um desafio a ser vencido
Calcule a sua Pegada Ecológica

Sustentabilidade é um termo bastante utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.

A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare, que significa sustentar, apoiar e conservar.

O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e o ambiente em harmonia com as pessoas.

A sustentabilidade ambiental ainda é cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos.

O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.

O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

 Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

A Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).

Corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

A Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média para se sustentar.

Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros).

As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados, também entraram na conta.

Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares.É necessário um esforço mundial para reverter essa tendência, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetária.

Outro grave efeito da excessiva exploração da natureza é a perda acelerada da biodiversidade, ou seja, o desaparecimento ou declínio do número de populações de espécies de plantas e animais.

Faça o cálculo de sua Pegada ecológica e veja qual o impacto ambiental gerado por seus hábitos diários.

Texto por Profª Nádia 



Registros da Oficina

  
Prof. Nádia

 



 


 
 Prof. Meg








 Disciplina de Ciências e Biologia
Profª Nádia e Meg





Painel 
Desastre de Mariana






 Disciplina de Química
Profª Giselle




Redações sobre Os Biomas Brasileiros





Área de Língua Portuguesa
Prof.ª Denise e Porf.s Danilo, Osmir e Alexandre


Oficinas

Registros

Biologia do Dia a Dia
05/06/2017

Pão com ervas aromáticas da horta medicinal
Trabalho desenvolvido pelos estagiários da disciplina de Ciências e Biologia da Faculdade de Biologia da UNICAMP : Fernanda, Elisa e Pedro























Oficina de Natureza dos corantes
08/06/2017

Nesta oficina foram abordados os corantes naturais, malefícios e benefícios dos corantes artificiais, preparo de corantes naturais e tintura em tecidos.

Os corantes podem ser :
→ Orgânicos e naturais , que são corantes obtidos de plantas ou animais e são processados sem que haja adição de compostos químicos. Ex.: cochonilha, carotenóide, vermelho de beterraba, azul da flor ervilha de borboleta.
→ Sintéticos idênticos aos naturais , cuja estrutura química é igual àquela de um corante natural,
porém é sintetizado pelo ser humano. Ex.: betacaroteno
→ Inorgânicos , que são corantes derivados de substâncias minerais. Ex.: dióxido de titânio, carbonato de cálcio.

Os corantes estão presentes em praticamente tudo o que nos rodeia: alimentos, roupas, produtos de beleza, produtos decorativos, etc. Dentre eles, os que mais nos afetam são os presentes nos produtos alimentícios pois podem causar inúmeros problemas de saúde

Foi desenvolvida pelos estagiários da UNICAMP : Elisa, Fernanda, Pedro e Tainá junto à disciplina de Ciências e Biologia.

Registros da oficina















Fernanda, Pedro, Tainá e Elisa
Estagiários de Biologia da Unicamp - Faculdade de Biologia






 
Oficina de Arte


Prof. João

 

 Área de Arte
Prof. João





Oficina de Matemática
Calculando o Desperdício













Oficina Reciclarte

Com o objetivo de trabalhar a conscientização acerca do descarte de materiais recicláveis foi desenvolvida pelo professor Júlio Lemos, disciplina de Geografia a Oficina Reciclarte.

Nesta oportunidade  os alunos puderam reciclar, reutilizar, elaborar e depois tocar instrumentos musicais. 


Prof. Júlio