quinta-feira, 21 de maio de 2015

Parceria com  a Faculdade  de Biologia da UNICAMP

O CEEJA Paulo Decourt participa de parceria junto a Faculdade de Biologia oportunizando estágios supervisionados na Unidade Escolar.
No mês de maio foram expostos em área comum da escola parte do acervo do Museu de Zoologia pelo estagiário Giovane.



Graduando Giovane











Fotos por prof. Nadia Polo





Atenção alunos


A Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos virtuais

Escola Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância - via Internet e semipresenciais.
Escola Virtual está à disposição de alunos, ex-alunos, educadores e funcionários da Fundação Bradesco, além de pessoas da comunidade que queiram obter uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho.

On-line

São cursos rápidos, em diversas áreas do conhecimento.
Você está iniciando no mundo da informática? Busca aperfeiçoamento ou especialização? Aqui você encontrará um curso sob medida para suas necessidades!

Expandir/Recolher Administração
Expandir/Recolher Aperfeiçoamento/Comportamental
Expandir/Recolher Banco de Dados
Expandir/Recolher Desenvolvimento de Aplicativos
Expandir/Recolher Gestão e Governança
Expandir/Recolher Informática


Semipresencial



Os cursos semipresenciais são cursos mais técnicos, voltados para usuários experientes.


As aulas presenciais, além de obrigatórias, são importantíssimas para o aprendizado.


Importante! Após a inscrição é necessário aguardar a convocação por e-mail.


Acesse: http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx












PROJETO  RECICLE

Dando início a preparação da sua VI SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, o CEEJA Paulo Decourt firmou parceria com o Projeto Recicle, na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP (FEAGRI) coordenado por José Maria da Silva. 

Conhecendo o Projeto Recicle

O Projeto Recicle é um negócio sócio-ambiental, visando não só o lucro, mas também uma melhoria na qualidade de vida da sociedade. É uma metodologia nascida na Unicamp a partir de uma atividade planejada pelo autor José Maria, quando este  resolveu recolher os copos plásticos descartados na FEAGRI, reciclando-os e transformando a matéria prima em um novo produto. Este processo criou um plano integrado para gerenciar  uma logística reversa com a produção e comercialização de produtos advindos de resíduos. Começou da necessidade de reduzir os resíduos gerados que são descartados de forma irregular na maior parte das vezes.

“Sabemos da necessidade de fazer o descarte correto e fazer a coleta seletiva, mas raramente temos acesso a produtos advindos da logística reversa deste processo que seriam produtos gerados através do próprio lixo. Mais do que transformar matéria-prima em produtos, visamos transformar mentes e cidadãos” diz José Maria, idealizador e fundador do Projeto Recicle.

“Trabalhamos para evitar que o resíduo chegue ao aterro sanitário e tenha uma vida útil prolongada” diz Priscila Teodoro do Projeto Recicle.

O Projeto Recicle oferece produtos como canetas, réguas, cabides, cadeiras, mesas, baús, floreiras, vasos, pufes – principalmente advindos de plástico e madeira.  

Trabalha também com consultoria nas organizações implementando uma metodologia que visa uma visão global que inicia no descarte correto, separação do resíduo, criação de produtos e reabsorção dos produtos pela própria organização. O serviço tem como objeto envolver os colaboradores da empresa para que a forma de agir impacte também os lares dos mesmos aumentando o alcance.

Nos seus oito anos de existência realizaram diversos trabalhos como projetos pilotos e atividades pontuais com várias empresas, entre elas:  construtoras Odebrecht, TKK, Galvão, Ong Associação Trilhos do Jequitibá, Agenda 21 Local de Hortolândia, PUC Campinas, Prefeitura Municipal de Campinas, Grupo Rosa e Amor, SOBRAPAR – Instituto de Cirurgia Plástica Crânio Facial, Unicred, La Rondine, Odebrecht,  Demag Cranes & Components.
O Projeto Recicle oferece produtos como canetas, réguas, cabides, cadeiras, mesas, baús, floreiras, vasos, pufes – principalmente advindos de plástico e madeira. 

 Os cabides por exemplo, possuem uma durabilidade e resistência muito maior do que aqueles comumente encontrados no mercado. O trabalho com os baús envolve um trabalho social também pois todos são decorados por artesões de comunidades e cooperativas parceiras, gerando trabalho e renda para os mesmos. 

Os trabalhos na unidade escolar tiveram inicio no dia 15 de maio de 1015 e já promoveram bons frutos. 

A  primeira coleta de reciclagem já foi encaminhada para a UNICAMP em 21 de maio.

Agradecemos com a colaboração de todos e contamos com a continuidade da coleta pela comunidade escolar.



Fotos por Prof. Nadia Polo