segunda-feira, 13 de março de 2017


ENEM 2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas as inscrições Enem 2017. Como já era previsto houve alterações. Neste artigo vamos apresentar as datas de divulgação do edital, inscrições, provas, resultados e as principais mudanças do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio.
As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 
As provas passaram a ser realizadas em dois domingos, assim o candidato tem mais tempo para descanso. 
O principal objetivo do Governo Federal é que o gasto seja menor em relação as outras edições, além de favorecer os sabadistas, pois assim não precisão aguardar em sala de aula. 
Na edição do Enem 2016 teve mais de 8 milhões de inscritos com gasto de R$788 milhões, sendo considerado o maior valor de todas as edições.
Enem 2017 passou por estas alterações após a consulta pública feitas entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro. De acordo com o MEC o sistema obteve pouco mais de 600 mil estudantes brasileiros participando da consulta.

Quais foram as outras mudanças no Enem 2017?

A principal alteração foi em relação as provas, pois passaram a ser aplicadas em dois domingos e em ordens diferentes. Nas edições anteriores eram aplicadas em um final de semana. Outra modificação foram as ordens das matérias aplicadas nos cadernos de provas, pois linguagens e matemática não serão aplicadas no mesmo dia.
No primeiro dia de prova do Enem 2017 serão aplicadas questões relacionadas a Ciências Humanas, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. 
Isto dentro de um período exato de 5h30min apresentado em ordem decrescente apresentada em sala de aula.
Já no dia 12 serão aplicadas questões baseadas em Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias no período exato de 4h30min para entregar o cartão de resposta. 
Além disto os cadernos de provas deveram ser personalizados talvez com nome e número de inscrição do candidato.
As outras alterações feitas no Enem 2017 foram: O exame não será mais utilizado para calcular a qualidade do ensino médio por escola e o fim do certificado de conclusão do ensino médio, pois como já foi informado, agora será através do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos).

Edital e Inscrições do Enem 2017

Além das modificações o Ministério da Educação também divulgou a data das inscrições do Enem 2017, edital e o resultado. O documento informando as demais regras do exame será disponibilizado pelo Inep no dia 10 de abril, a leitura deste edital será muito importante. O edital do Enem 2017 poderá ser salvo no computador ou ser impresso.
A inscrição para o Enem estará disponível no período de 08 de maio de 2017 e 19 de maio de 2017.
Estará disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial
Caso o método de inscrição permaneça o estudante precisa apresentar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) para pode iniciar a inscrição do Enem 2017.
A respeito da taxa de inscrição, mais conhecida como Guia de Recolhimento de Uniões (GRU) os estudantes que estejam concluindo o ensino médio persistem isentos da taxa. Todavia outro meto de ser isento será através daqueles candidatos cadastrado no CadÚnico do Governo Federal, que é responsável pelos candidatos de baixa renda ou de extrema pobreza.
A data do resultado do Enem 2017 foi informada que estará disponível para visualização a partir do dia 19 de janeiro de 2018.