sexta-feira, 14 de agosto de 2015



Atenção alunos



COMO SE FAZ UMA RESENHA
Fazer uma resenha é o mesmo que fazer uma recensão (que significa apreciação breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto científico.
Manter a identidade de quem escreveu o trabalho que você está analisando, mas é preciso transparecer a sua presença, como voz crítica sobre o texto.
Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica.
PROCEDIMENTOS
1º Passo - Leitura total da obra a ser resenhada;
2º Passo - Leitura pormenorizada, fazendo os destaques das partes mais significativas, que servirão de fio condutor para elaboração do texto da resenha;
3º Passo - Elaboração de um esquema com as principais etapas a serem desenvolvidas pela resenha;
4º Passo - Construção do texto propriamente dito;
5º Passo - Revisão do texto, correção e aprimoramento.
NECESSIDADES
1. Cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título da resenha com identificação do texto resenhado, autor da resenha, objetivo do trabalho, local e data.
2. Texto dissertativo contendo: introdução, corpo principal do texto e conclusão com apreciação crítica.
APRESENTAÇÃO GRÁFICA
1.       Papel A4 (210x297)
2.       Corpo do texto:
3.       margens: superior e inferior: 2,5cm; margem direita: 2cm e margem esquerda: 3cm;
4.       caracteres (fontes): “Times New Roman”, tamanho 12;
5.       títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
6.       espaçamento: no texto: 2 (duplo); na bibliografia: simples.
7.       Bibliografia
Observa-se o seguinte critério de citação, de acordo com os padrões de Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obraSubtítulo. Edição. Cidade (local da publicação; quando houver duas cidades, separa-se com barra: /): Editora (quando houver mais de uma editora, separa-se por barra: /), ano da publicação e páginas citadas.
Ex: BEAINI, Thais Curi. Heidegger: arte como cultivo do inaparente. SP: EDUSP/Nova Stella, 1986.
Por profª Lucimar
Área de Língua Portuguesa.