quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Enem: Confira o passo a passo de como retirar o certificado de conclusão do Ensino Médio

Categoria
Candidatos do Exame que solicitaram a certificação por meio da Secretaria já podem retirar documento
Todos aqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, optaram pela certificação por meio da Secretaria da Educação e foram aprovados podem solicitar a retirada do documento. Para ser considerado aprovado é necessário ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e, no mínimo, 500 pontos na redação.
- Confira aqui o comunicado sobre a certificação.
- Acesse aqui o local para a retirada do seu certificado.
A certificação é realizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e oferecida para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada, inclusive às pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema regular.
A rede estadual também oferece outras opções de cursos e avaliações para Jovens e Adultos que queiram concluir os estudos. Saiba mais.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado entre os dias 5 e 6 de novembro de 2016 em todo o país. Foi também realizado o ENEM PPL (para pessoas privadas de liberdade) em unidades prisionais e centros de atendimento socioeducativo do Estado, entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2016.


Para conferir a sua nota, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inserir o número de inscrição do Enem ou CPF e senha de acesso.



ATENÇÃO!!!
Instituto PROA

O Instituto PROA é parceiro da Secretaria da Educação (acordo de cooperação assinado em 22/12/2016) e oferece anualmente curso gratuito de qualificação em Administração - Programa Pró- Profissão, com duração de 6 meses a alunos de idade entre 16 a 20 anos que estejam cursando ou tenham concluído a 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas e que pertençam à família de condição socioeconômica menos favorecida.
O objetivo é preparar esses jovens para o mercado formal de trabalho, por meio do acesso a uma educação profissionalizante de qualidade com orientação ao início de carreira e apoio à conquista do primeiro emprego. O Instituto PROA oferece gratuitamente aos alunos:
• Bolsa de Estudos em curso profissionalizante de Administração (certificado do SENAC), com seis meses de duração, nos períodos da manhã ou tarde;
• Consultoria de RH para desenvolvimento comportamental dos alunos ensinando a ter uma postura mais autônoma e a responsabilidade que o mercado de trabalho requer;
• Vale Transporte;
• Uniforme e material didático.
As inscrições começam no dia 01/09/2017 e vão até o dia 30/11/2017. Podem ser feitas somente pela internet, através do site: www.proa.org.br



Melhores colocados no programa Vem Pra USP terão isenção na taxa da Fuvest


As inscrições vão até dia 18 de setembro; a 1ª fase terá uma prova online entre 25 e 29/9

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), iniciativa do programa Vem Pra USP!, parceria entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria da Educação para incentivar os estudantes da rede pública a ingressarem nos cursos de graduação da instituição. 

Os interessados devem acessar o site do Vem Pra USP! até o dia 18 de setembro para realizar a inscrição.

Os estudantes farão uma prova online e, caso apresentem bom desempenho, serão submetidos à segunda fase, aplicada em uma das unidades do Programa Escola da Família. 

A lista de aprovados para a segunda etapa será divulgada em 6 de outubro.

 Os candidatos mais bem avaliados receberão certificados da USP, farão visitas a laboratórios de pesquisa e os alunos do 3º ano terão isenção na taxa do vestibular da Fuvest.

Para realizar a prova, os interessados devem acessar novamente o site do Vem Pra USP! entre os dias 25 e 29 de setembro. A primeira fase será composta por 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática.

Já a segunda fase contará com 45 questões de múltipla escolha, sendo 15 de português, 15 de matemática, dez de ciências e cinco de atualidades. A prova será realizada no dia 22 de outubro, das 13h às 16h. O local do exame estará disponível no site do Vem pra USP! no dia 6 de outubro.