sexta-feira, 17 de abril de 2015

Atenção alunos

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) comunica que, no período de 17 a 30 de abril de 2015, estarão abertas as inscrições para oPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC EM UNICAMP/CNPq – quota 2015-2016, que ocorrerá no período de01/08/2015 a 31/07/2016 (12 meses), destinado aos estudantes de do ensino médio de escolas públicas vinculadas as Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas.

I - FINALIDADE
Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por professor/pesquisador da UNICAMP.

II – REQUISITOS E CONDIÇÕES PARA O ESTUDANTE
a) Estar regularmente matriculado no 1º. ou 2º. ano do ensino médio de escola públicae ser indicado pela sua escola.
b) Não ter vínculo empregatício.
c) Possuir frequência escolar igual ou superior a 80% (oitenta por cento).
dTer disponibilidade de 8 (oito) horas semanais, em dias e horários a serem definidos pelo orientador no início das atividades.

III – INSCRIÇÕES
a) As indicações de alunos para o programa serão realizadas pelas escolas públicas de ensino médio vinculadas às Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Valinhos, Vinhedo e Jaguariúna).
b) Cada escola poderá indicar no máximo 6 (seis) alunos do 1º. ou 2º. ano do ensino médio, por meio da ficha eletrônica, disponível no site:http://www.prp.unicamp.br/index.php/pibic-em/escolas.
O histórico escolar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cada aluno (arquivo PDF) deverá ser anexado à ficha eletrônica no momento da inscriçãocujo modelo está disponível no site do programa.
c) Para acessar o sistema, utilize este login: 980158 e senha: decourt123.
d) Em caráter excepcional, alunos do 3º ano do ensino médio, atrelados a projeto de pesquisa no PIBIC EM, poderão ser admitidos como voluntários. Nesses casos específicos, a PRP deverá ser previamente comunicada, através do e-mail icjunior@reitoria.unicamp.br. O aluno voluntário não participará do processo de seleção do programa.
                                                                              
IV – SELEÇÃO DE BOLSISTAS
a) Os alunos indicados pelas Escolas serão selecionados por uma Comissão Assessora constituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa, envolvendo docentes de todas as grandes áreas de conhecimento.
b) O número de alunos selecionados pela UNICAMP será determinado pelo número de bolsas disponíveis e número de projetos submetidos.
c) A primeira chamada de alunos aprovados será divulgada no dia 22/06/2015, através de comunicado da Pró-Reitoria de Pesquisa às escolas e lista divulgada no site:http://www.prp.unicamp.br/pibic-em.
d) Os alunos selecionados deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis, visto tratar-se de menores de 18 anos (formulário fornecido pela secretaria do programa no ato da confirmação da bolsa).
e) Os alunos não selecionados na primeira chamada ficarão em lista de espera e, em caso de desistência ou desligamento de bolsistas, serão convocados nas chamadas seguintes.

V – APOIO AOS ESTUDANTES
A Pró-Reitoria de Pesquisa concederá aos alunos aprovados:
- Bolsa mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais).
- Utilização do Restaurante Universitário para realizar as refeições.
- Utilização de ônibus (fretado), caso haja disponibilidade.
- Acesso aos serviços de atendimento médico e odontológico no Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (CECOM) em caso de emergência.
- Seguro de acidentes pessoais.
- Certificado de participação.