segunda-feira, 15 de junho de 2015

DJENNÉ, O POVO DA CIDADE DE BARRO


A filosofa Andrea Bomilcar participou da nossa ATPC levando uma incrível experiência que vivenciou, e vivencia, na cidade de Djenné. Djenné é uma pequena cidade no centro do Mali. Situa-se a oeste do rio Bani, no finalzinho do Deserto d Saara. A cidade é famosa pela Grande Mesquita de Djenné, originalmente construída em 1220 e reconstruída em 1907.

O objetivo principal do trabalho da Andrea, junto ao Instituto Rizoma, é colocar os jovens estudantes de Djnné em contato com os jovens estudantes do Brasil, através da internet, para poderem trocar experiências e conhecerem as diferentes culturas.

Entre tantas coisas, Andrea nos apresentou um pouco da vestimenta, do artesanato local e tambem nos contou sobre a tecnica do Bogolan.

Foi mais um grande momento de aprendizado onde pudemos contar também com a participação dos PCNPs de Geografia/História (Rangel), Sociologia (Raquel), Filosofia (Adaor) e Tecnologia (Vanessa). Pudemos contar também com a presença da Tacita, que é Diretora Técnica do Núcleo Pedagógico, da Diretoria de Ensino Campinas-Leste.

Andrea Bomilcar 


Cidade de Djenné














Texto e fotos pela  PC Maria Rachel Nascimento