Currículo do
Estado de São Paulo
Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em 2008, por meio da
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, um currículo base para os anos
iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Com a medida, a Educação pretende fornecer uma base comum de
conhecimentos e competências que, utilizada por professores e gestores das mais
de cinco mil escolas estaduais paulistas, permita que essas unidades funcionem,
de fato, como uma rede articulada e pautada pelos mesmos objetivos.
O currículo de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de
Ciências, Biologia, Física e Química também está estruturado em torno de quatro
eixos temáticos: vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e
Terra e Universo.
A Ciência Humana resulta na acumulação cultural gerada pela sociedade em
diferentes tempos e espaços. Seu estudo baseia-se nas artes, línguas e
literatura clássica. O currículo dessa área de conhecimento engloba as
disciplinas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História.
A proposta desenvolvida para a linguagem é estudá-la como uma atividade
social. O Currículo do Estado de São Paulo para essa área de conhecimento
engloba as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna
(composta por Inglês e Espanhol), Arte e Educação Física.
A Matemática é considerada disciplina básica no desenvolvimento dos
currículos escolares em todas as épocas e culturas. Sem o desenvolvimento
adequado da matéria a formação pessoal não se completa, uma vez que todos
utilizam números, medidas, operações e formas no dia a dia.
Acesse aqui o currículo de Matemática
Fonte:http://www.educacao.sp.gov.br/currículo